sábado, 26 de março de 2011

Curiosidades sobre Números Romanos - Postado no Grupo Professores Solidários

Não sei ao certo, mas parece que li na revista Super Interessante que o quatro em romanos para relógio convencionou-se escrever como IIII porque houve um acidente ferroviário na Inglaterra, porque o operador de uma estação que deveria mudar os trilhos para uma determinada posição viu o horário errado no relógio porque o ponteiro dos minutos alinhou-se com o I do IV. Depois desta tragédia, os fabricantes de relógio decidiram convencionar o quatro como IIII.

Algumas razões pelas que isso aconteceu foram:

1) O conjunto de quatro caracteres IIII cria uma simetria visual com o oposto na esfera VIII, coisa que o IV não conseguiu.
Pondo IIII, o número de símbolos sobre o relógio é: 20 símbolos I, 4 símbolos V e quatro símbolos X, estes números são múltiplos de 4, pelo que é possível, para os fabricantes de relógio, fazer um molde para a fabricação de 5 símbolos I, um V e um X, com o que isto supõe de poupança na fabricação dos símbolos.

2) IIII foi preferido pelos romanos na antiguidade.

3) Também se sugeria que o IV corresponde às duas primeiras letras de IVPITER, o deus romano, seu uso, por tanto, não era apropriado.

4) O símbolo I é o único que aparece nas primeiras quatro horas, o V aparece nas seguintes quatro horas e o X nas seguintes quatro, proporcionando uma simetria quebrada usando o IV.

5) IV é mais difícil de ler com a inclinação na esfera do relógio.
Luis XIV, rei da França, preferia IIII sobre IV, pelo que ordenou a seus relojoeiros produzir relógios com IIII no lugar de IV, instituindo um costume que permanece.

6) Para haver "simetria" entre os números. De um lado haveria traços demais e no outro, de menos. De um lado haveria o 8 (VIII) e do outro o mais denso seria o 5(VI). Para haver equilíbrio estético entre os dois lados, coloca-se o 4 como IIII. Também reza a lenda que o rei Luis XIV da França recusou um relógio que um relojoeiro havia montado usando IV como 4. Segundo ele, a representação certa seria IIII. O relojoeiro não pôde fazer nada. Apenas refez o relógio e assim foi criada uma "tradição", digo tradição entre aspas porque existem, de fato, relógios com IV no 4.

2 comentários:

  1. legal achei bem interesant e foi bom para meu trabalho de escola vlw

    ResponderExcluir
  2. OLá Tia Paula, eu também tenho um blog relacionado com matemática e gostaria de ter seu blog na minha lista de "blogs amigos" , pode ser?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, obrigada.
Tia Paula