terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História do Tangran


A HISTÓRIA DO TANGRAM

Há muito tempo atrás, havia um mago Chinês chamado Ching Ling. Ele morava num castelo mágico muito bonito e possuía um bem muito precioso, um espelho mágico que chamava de Tangran.

O mago recomendou ao seu ajudante que não chegasse perto do espelho. Mas Tung, o ajudante, não aguentando a curiosidade, foi direto ao espelho assim que o mago saiu de viagem. Achando que o espelho estava sujo, Tung pegou uma toalha e foi limpá-lo. Nesse momento, o espelho caiu ao chão e partiu-se em sete pedaços. Tung ficou deseperado.

- E agora? - disse Tung - O que vou fazer? Estou perdido!

Tempos depois o mago voltou e ficou furioso ao ver o Tangran quebrado. Pegou os sete pedaços do espelho e entregou a Tung dizendo-lhe:

- Você está condenado a sair pelo mundo construindo tudo o que vir com esses pedaços! Construa figuras até conseguir montar um livro, senão eu o transformarei num sapo!

Logo no inicio da viagem, Tung viu uma baleia que nadava próxima ao seu barco. Ele fez várias tentativas e conseguiu construir uma baleia com o Tangran.

Entrou num bosque e encontrou um coelho.

Mais tarde chegou a um vilarejo, onde avistou uma casa. Na casa morava uma jovem delicada chamada Mig.

Tung apresentou-se e deu a Mig uma flor que havia construído com o Tangran.

Mig achou a flor muito interessante e quis saber sobre ela. Então Tung contou a Mig sua história, mostrando-lhe o Tangran. Mig prometeu ajudá-lo com o livro para que ele ficasse livre do feitiço do Mago.

Durante alguns dias os dois passearam, conversaram e construíram mais figuras para o livro. Eles fizeram um gato, uma vela, um pato, um peixe...

Achando que havia figuras suficientes em seu livro, Tung viajou de volta e entregou ao mago que o perdoou.

Livre da maldição, Tung voltou para encontrar Mig, pois os dois haviam se apaixonado.


Mig ficou feliz ao vê-lo e depois de algum tempo os dois se casaram e construíram figuras com o tangran por muitos anos.

TANGRAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigada.
Tia Paula